quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Eu e o Fort Minor

No ultimo dia 22 que passou, além de avisto o dia do musico e de Santa Cecilia , ontem fez sei anos que um grupo de rapper foi lançado no mercado fonográfico. O Fort Minor foi (pra mim) um dos melhores grupos de rappers do meu tempo (isso tirando D12 e G-Unit), com stlyes of beyound e Mike Shinoda (um dos vocalistas do Linkin Park). Eles faziam rimas do tipo, agressivas, sem muita contundência, mas fortes em tom e som (isso posso garantir).


Para confirmar isso que lhe falo, apresento três musicas de grande força dos caras:


Remember The Name: A foda!





Foi o primeiro single. Lembro-me que estava na lan house de um amigo quando vi esse vídeo. Achei estranho ver o Mike Shinoda tão diferente e mais abusado do que no Linkin Park (e disso dai, surgiu uma tese boba do meu primo: era o Fim do LP). Existe algo nessa letra, que refletiu bem o meu eu, e que gostei muito (muito mesmo).


It's just ten percent luck
Twenty percent skill
Fifteen percent concentrated power of will
Five percent pleasure
Fifty percent pain
And a hundred percent reason to remember the name.

Tradução
10% Sorte
20% Habilidade
15% Força de vontade concentrada
5% satisfação
50% Dor
e 100% razões para lembrar o nome.

Eu tinha um colega de sala (na minha época de escola - lá por volta da 9ª serie em 2005), que quando pus pela primeira vez essa musica em minha escola, ele gostava dela (mas isso por causa dos violinos que há nela).





Believe Me: aquela que balança





Com aquela linha meio latino-americana/baiana/África mais um jeitão bem sombrio, essa musica me fascinou de mais.

Ele tem aquela coisa que de cara não parece ser muito um rap (tem mais a cara de ser R&B), mas mesmo assim ela envolve, mesmo após Mike e seus companheiro serem sacrificados no clipe (vá a 2:35 no clip). Outro recado que ela deixa é muito especial para os desleixados (como eu, que quase não posta aqui).


I don't want to be the one to blame
You like fun and games
Keep playing
I'm just saying
Think back then...

Tradução
Eu não quero ser aquele que repreende
Você gosta de diversão e jogos
Continue jogando eles
Só estou dizendo
Pense um pouco então...



 Where'd You Go- A Critica dura contra o governo.





Essa é de sensibilizar e alertar muito governinho por ai que manda seus soldados em vão para o Oriente Médio (Né USA?). A musica conta com a participação de Skylar Grey (para os mais íntimos da época, Holly Brook). Gostei pelo fato dos depoimentos das pessoas no clip e da força que a letra carrega em si, falando da falta que alguém faz (quando ela se vai a algum lugar que nem sabe se vai sair viva de lá). A minha época (olha como estou falando como velho) foi dessas, de Iraque invadido e outros tantos atentados surgindo. Outra parte que aqui cito, é bem dolorosa (e me fez até chorar uma faz - nada Emo, é coisa seria!).



Where'd you go?
I miss you so
Seems like it's been forever
That you've been gone.

Tradução
Onde você foi?
Eu sinto muito sua falta
Parece que foi para sempre
Que você foi embora

Apesar de os caras terem encerrados suas atividades em 2006, ficou uma lembrança, uma coisa realmente boa, e que valeu mesmo a pena (ou a galinha inteira, como preferir) escutar os caras.

Um comentário:

Lucas Adonai disse...

Po cara, letras fortes! Gostei o modo que você apresentou.
Abraços!

Total de visualizações de página