quarta-feira, 18 de julho de 2018

O que o poker me ensinou para a vida.



Eu jogo poker desde abril de 2017.
Já tinha uma conta no maior site de poker online do mundo (o pokerstars) desde 2014, mas nunca me interessei em tentar aprender o jogo. 
Até que em abril, pela influencia de um mentor meu (Gabriel Goffi - ex-jogador de poker e campeão brasileiro), acabei indo tentar.
No começo do jogo, fui fazendo uma coisa bem bacana: estudo e implementação (sim, se estuda poker - por isso o mesmo é considerado um esporte da mente, e não um simples carteado).
E essa ação, se deu por mais ou menos três meses, e até que conseguir ter um bom entendimento do jogo.
E chego até ser regular para o game (estou no período chamado de "downswing" - onde há uma queda na lucratividade da pessoa no jogo - coisas do esporte, pois ha pessoas em franca ascendencia), mas isso me ajudou bastante a me lhe dar com algumas partes determinantes da minha vida. 
A tomada de decisão foi uma delas (se não a principal). 
Explico: durante o jogo, nós tomamos várias e várias decisões, sobre apostar ou não uma determinada mão (no caso as cartas). E na vida é basicamente o mesmo trejeito: você tem de saber qual o momento ideal (pois nem sempre o melhor aparecerá diante de nós), para que você possa executar a melhor ação possível, e consequentemente, tirar algum valor daquilo.




Isso está sendo fundamental para mim. Tenho feito escolhas melhores, para coisas, situações e pessoas.
E o poker tem uma serie de outras coisas colaborativas para a nossa vida: leitura corporal do oponente, calculo de apostas (isso se resume se sua aposta será lucrativa a curto, médio e longo prazo - principalmente o ultimo citado), evolução, estilo de jogo, estudo, entre outras partes exploráveis.
Ha bastante gente jogando o jogo, no Brasil e no mundo. Um bom exemplo é o torneio do qual aconteceu nos últimos dias: a Wolrd Series Of Poker (WSOP para os mais íntimos), que é considerado a copa do mundo do poker, e o sonho da maioria dos jogadores profissionais e recreativos (tanto para jogo, quanto para a premiação - que no caso é um bracelete). Ela acontece todos os anos em Las Vegas (lugar melhor não ha).
Tem gente que joga por diversão, e outros por profissão. 
Eu jogo por diversão, mas também sempre atento á evolução do jogo, e trazendo (sempre) algumas peças importantes dele para a minha vida. E tem me caído muito bem até o momento. É  prova de que no esporte ou na vida, precisamos sempre competir, e tirar lições dos erros, porém comemorar com os acertos.

E como dizem alguns jogadores: A vida é como o poker: ou se joga por valor, ou por blefe.

OBS: caso você queria saber mais sobre o jogo, clique aqui.

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página